terça-feira, 19 de abril de 2011

Peles: tendência Mundial... Use Fake, tudo pelo bem da vida

Em outra post, mostrei a tendência de uso de pele em detalhes, em várias coleções. Há algum tempo, alguns estilistas passaram a usar pele fakes (falsas) em suas criações, ou por consciência ou pelas campanhas negativas geradas na imprensa.

Hoje no UOL, uma grande matéria sobre a AREZZO, que trouxe pele de raposa em suas coleções. Segue a matéria na íntegra, vale a leitura.

Uso de pele animal é tendência, defende presidente da Arezzo



JULIANNA GRANJEIA
DE SÃO PAULO

O presidente e fundador do grupo Arezzo, Anderson Birman, afirmou à Folha que preferiu recuar, retirando das lojas Arezzo todos os produtos com pele de raposa, a ter que debater sobre o uso de pele de animal.
A Arezzo anunciou na segunda-feira a retirada de todas as lojas do país de produtos da coleção Pelemania que usavam em sua confecção pele de raposa. A decisão foi tomada depois de manifestações raivosas na internet.
O presidente da marca afirmou que a Pelemania não é uma moda lançada pela Arezzo, mas uma tendência mundial para o inverno 2011. "Em todos os editoriais de moda de todas as revistas do mundo, inclusive nas brasileiras, esse fenômeno do uso de peles está sendo veiculado. Todas as marcas estão usando, é um tendência forte", afirmou.
No site da marca, o anúncio da coleção Pelemania dizia: "Hit glamuroso da temporada. Não pode faltar no guarda-roupa da fashionista", ao lado uma foto de uma bolsa aparentemente feita de pele de animais.



No Twitter, a grife ficou entre os dez assuntos mais comentados do microblog.
"Ridículo essa nova coleção da #arezzo pq não arrancam a pele deles pra fazer os sapatos aff", afirmou Diana Bueno, em seu Twitter.
Nota oficial da Arezzo diz que a empresa "entende e respeita as opiniões e manifestações contrárias ao uso de peles exóticas na confecção de produtos de vestuário e acessórios".
Leia abaixo a íntegra da entrevista com o presidente:

Folha - Como começou essa polêmica?
Anderson Birman - O que conseguimos fazer foi viabilizar a importação de pele de raposa, absolutamente legalizada, com certificado de origem, com certificado de regularidade, tudo dentro do que os parâmetros de sustentabilidade permitem. Acredito que isso associado a peles que a gente tem, peles de coelho e pele sintética --a grande maioria é de pele sintética-- é que gerou essa polêmica.

A pele de raposa usada nos produtos é de criatório, não é de animal selvagem, não tem dano nenhum a natureza, isso é que dá sustentabilidade, é o uso gerenciado e controlado, mas gerou essa polêmica toda que acho que deve ter sido feita por ambientalistas de plantão com os quais não vou me expor para debater isso, tirando o foco do grande trabalho que a gente tem em uma coleção de inverno maravilhosa com milhares de outras possibilidades. Então, eu preferi recuar a ter que abrir esse debate sobre se eu acho certo ou não acho certo o uso de pele de animal. Essa é uma coisa tão polêmica, eu teria tanta contestação para falar de um lado e do outro.
Sustentabilidade é um assunto que eu me interesso tanto que eu precisava de um foro especifico para falar, fora do foro de moda.

Quais os produtos que têm pele?
Eu não saberia te precisar, mas é uma estola, uma bolsa e mais uma outra pecinha pequena. Foram importadas cerca de 300 peças.


O uso de pele de raposa é uma tendência mundial?
Sim.


O uso da pele do coelho também foi contestada, vocês vão retirar também?
Não, só a pele de raposa. Nosso entendimento é que todo animal que está na cadeia alimentar, não tem como. Você vai a um restaurante e come coelho no mundo inteiro. É produção de proteína animal, é uma coisa que tem quem goste e quem não goste, mas está na origem do ser humano. E tem o uso da pele de ovelhas também, é um uso milenar.


Você ouviu falar de repercussão negativa em outro país?
O uso de pele sempre tem alguma repercussão, mas como nosso uso de pele sintética é muito maior do que o uso de pele verdadeira. São 300 peças só, as importadas, as recolhidas eu não sei, porque eu não sei dizer o estoque das lojas agora. Eu recuei justamente para não entrar numa rota de debate disso, tirando o foco da nossa coleção.

E é um negócio insignificante no contexto da Arezzo para poder servir de instrumento do debate, eu achei melhor recuar do que ceder tão pouco a um debate que eu não acho que seja construtivo a ninguém. Podemos até em um outro tempo, outra hora, pensar mais sobre o assunto, sou absolutamente sensível a ter um planeta cada vez mais agradável, bonito e preservado.





Leiam com atenção e vejam se para ter estilo é preciso sacrificar animais. Usem moda com consciência. Bjs e até o próximo post!!!

domingo, 17 de abril de 2011

Moda Inverno de A a Z: o que está nas passarelas e ruas do Brasil

Esse Post foi baseada em uma matéria da Marie Claire, que sugere  de maneira diferente e criativa de entender o que aconteceu nas passarelas do Rio de Janeiro e São Paulo. Deliciem com as dicas de Sandra Bittencourt:


ATELIÊ
Moda e arte caminham lado a lado. Desta vez, os estilistas buscaram inspiração na obra e no ambiente de trabalho dos artistas plásticos. Inspire-se nas cores e estampas.




BALÉ

Saias tutus e sapatilhas vieram do palco para as passarelas. Influência do filme Cisne Negro na moda. Misture elementos mais doces com outros mais pesados.






COLOR BLOCKING

Use o look total de uma única cor, ou misture contrastantes (bloco de cores) no mesmo visual. Aposte na sobreposição de peças de formas amplas.


DRAMA

Bordados com pedrarias diversas e paetês. mais peles e texturas diversas. Acrescente ainda chapéus, arranjos de cabeça extravagantes. O resultado é um look muito rico e dramático. Invista nesse visual em ocasiões que pedem um dresscode moderno e ultras-sofisticado.




ESPORTIVO

Os shapes, os acabamentos, os acessórios, tudo tem referência no mundo esportivo.  E o melhor é que essa tendência aparece desde a mochila até o vestido longo.




FETICHE

Tons de preto e vermelho combinados com tachas e transparências nos remetem ao sadomasoquismo. A sensualidade está em alta.



GRUNGE

As bandas de rock dos anos 90 influenciaram, e muito, a moda dessa década. Agora a tendência voltou com força às passarelas de inverno. Aposte no xadrez, na lista e nas camisas amarradas.



HÍBRIDO

O termo é usado para as peças que são duas em uma, um vestido que tem uma bolsa acoplada ou um casaqueto e uma saia que se unem com um zíper.


IT PEÇAS

Algumas peças são essenciais no armário. Neste inverno não pode faltar saias longas (já escrevi um post sobe essa tendência)  e coletes de alfaiataria.




JEANS

Para o outono inverno 2011, o índigo ganha novo acabamento e aparece em lavagens ultraestonteantes e na versão cotelê. (tem um post só sobre jeans).



LINGERIE

Mais feminino impossível. A lingerie deixa de ser coadjuvante e conquista o papel principal. Aparece como top usado com cardigã de cashmere, ou por cima de malhas de lã. Isso meninas, é para as ousadas.


MAKE UP

Atendências de maquiagem 2011  surpreendem, revelam o quanto o visual feminino pode ser inovado e ganhar características delicadas. O passo a passo para se maquiar não muda, a ordem de uso dos cosméticos deve ser respeitada por todas as mulheres, por isso o grande diferencial está nos traçados e a aplicação de cores. Cada estação tem suas influências para compor o make,





NEGATIVO POSITIVO

A clássica combinação do preto e branco está de volta, tantos nos looks retrôs como nos vestidos coquetel e no bordado dos escarpins.






OFF WHITE

Use dos pés a cabeça, literalmente. O Look monocromático combina perfeitamente com esse tom. Vale desde a alfaiataria estruturada até a confortável cashmere.


PELE

Verdadeira ou fake, as peles e as pelúcias surgiram como peça principal de um look, como casaquetos e coletes ou apenas em pequenos detalhes.





QUADRICULADO

Em vez dos tradicionais Príncipe de Gales e Pied de Poule, nesta estação prevalece a versão quadriculada. Tem para todos os gostos, desde do ultracolorido até o preto e branco.






RENDA

Delicadas e com leve perfume retrô, as rendas invadiram as passarelas com um visual sensual e romântico. O efeito vazado do tecido deixa a pele à mostra na medida certa.


SMACK

Cor e humor também fizeram parte das coleções. A estampa e o bordado de beijo deixaram os vestidos comportados mais divertidos.



TRIDIMENSIONAL

Bordados de canutilhos, aplicações de pedrarias e babados estruturados ganham ares esculturais nas mãos dos estilistas. Vestidos e tops ficam mais poderosos.




UNIFORME

Bolso utilitário, abotoamento duplo e estampa camuflada - o militarismo está de volta nas coleções de inverno. Desta vez ganha cores claras e silhuetas mais femininas, um contraponto perfeito entre coturnos e vestidos de seda.






VITOR OU VITÓRIA

As alfaiatarias e os acessórios do guarda roupa masculino estiveram mais presentes do que nunca nos desfiles do Rio e São Paulo






X - LARGE

Peças amplas e volumosas que parecem ser de um tamanho maior do que o seu, se misturam com outras mais ajustadas ou fluidas.




ZOO

O animal print está em alta na temporada. Aparece nas estampas, nos bordados e no couro.




O Post de A a Z demandou pesquisa e apoio de vários sites, espero que as dicas sejam valiosas. Lembrem de adaptar as passarelas ao seu estilo diurno ou noturno. Faça seu próprio Style. Beijos!!!